terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Rotas preferenciais em um voo IFR

                        

                       

Olá senhores, hoje vamos falar sobre as rotas preferenciais em um voo instrumento, o que elas são e onde acha-las. Rotas preferenciais, são aerovias que o piloto tem que seguir, dizendo em outras palavras o piloto indo para tal destino, ele vai ter que seguir tal trecho que já foi determinado pelas rotas preferenciais. Mas onde posso achar tais rotas ? No site da aisweb, peguemos SBCF(partida) e SBSP(destino) como exemplo:

1)Abra o site Aisweb , no campo aeródromo, TMA ou FIR, digite SBCF



2) Agora vamos verificar se há alguma rota preferencial para Congonhas. nem todos os casos teremos rotas preferencias !!! por isso devemos devemos sempre pesquisar no site da Aisweb. Após você ter digitado o codigo ICAO, no campo aeródromo, TMA ou FIR, a pagina que irá aparecer em seguida, será essa:



Curiosidade: essa parte do site é uma visão geral das informações do aeródromo, que engloba algumas informações de notam, o metar, taf, dentre outros.
Abrindo a pagina das informações geral do aeródromo, role a pagina até chegar nessa parte:


Nosso aeroporto de destino não é SBSP ? logo a rota preferencial que nós vamos ter que seguir no nosso exemplo, é Motma UZ30 Entit.  Chegamos ao final de mais um post espero ter sanado as duvidas.  Se não entenderem algo deixem nos comentários que eu respondo na medida do possível

2 comentários:

  1. Só fique atento pois as aerovias tem altitude mínima. Caso sua aeronave não tenha perfil para chegar nessa altitude (geralmente por falta de pressurização), não se deve colocar o nome da aerovia no item 15 (rota) do plano de voo (Motma UZ30 usado como exemplo) e sim colocar os fixos que balizam a rota!


    Ficar atento com rotas internacionais e nacionais também. o exemplo é uma rota internacional pois começa com U. Não me lembro agora o critério para utilizar rotas internacionais, mas também deve-se observar isso!

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    1. Boa tarde Wellington Cazarotti, você está certo, só tem uma coisa a corrigir na sua afirmação: o "U" se refere ao espaço aéreo superior, o resto da sua afirmação está correta. Lembrando também que quando for voar no eixo da AWY, porém abaixo do nível mínimo dela, deve se botar no campo 18: RMK/JÁ VOADO VMC.

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